Aviação Notícias – Segunda, 5 de Abril de 2010



  • Área de defesa ajuda fornecedor da Embraer a superar crise
    Virgínia Silveirapara o Valor, de São José dos CamposO reaparelhamento das Forças Armadas brasileiras abriu novas perspectivas de negócios para a Inbra Aerospace, do grupo Inbrafiltro, num cenário não muito favorável para o setor aeronáutico. “Embora tenhamos 80% dos contratos atrelados à Embraer, que reduziu em cerca de 25% os pedidos, conseguimos enfrentar bem o período de crise, porque não fornecemos só para o segmento de aviões comerciais (o mais afetado pela crise), mas também para…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Entre o céu e o inferno
    O número de brasileiros que viajam de avião dobrou nos últimos cinco anos. A notícia só não é melhor porque os viajantes são submetidos a momentos infernais nos superlotados aeroportos do BrasilCarolina RomaniniAlexandre Salvador e Ronaldo SoaresEntre os fenômenos socioeconômicos produzidos pela estabilização econômica dos últimos quinze anos, o acesso de um número maior de brasileiros às viagens aéreas é o de maior impacto. Viajar frequentemente de avião comercial era coisa de rico nos…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Relações Exteriores vai priorizar política de defesa e aquisição de caças pela FAB
    Luiz Paulo PieriA concorrência internacional para aquisição dos novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), o debate sobre o aumento do valor pago pelo Brasil ao Paraguai pela energia de Itaipu e o estabelecimento de políticas de Estado na área de defesa são as prioridades da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, de acordo com o presidente do colegiado, deputado Emanuel Fernandes (PSDB-SP). Em seu segundo mandato como deputado federal, Emanuel Fernandes é engenheiro…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Boeing VS. Embraer
    Toda Mídia – Nelson de SáO “Wall Street Journal” noticiou que as “Negociações da aviação são paralisadas pelo surgimento de novos rivais no Canadá e no Brasil”. A americana Boeing e a europeia Airbus, que têm “acordo informal” para não vender aviões com financiamento estatal nos EUA e na Europa, querem que a canadense Bombardier e a brasileira Embraer passem a seguir o mesmo padrão.”Mas as emergentes estão rejeitando, segundo pessoas informadas sobre a questão.” O problema é que a…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Especialista liga mudança climática a aumento de turbulências em vôos
    Piloto afirma que medida mais urgente a ser adotada é manter passageiros com cintos atados durante todo o percursoMariana LenharoA sensação vai desde um leve friozinho no estômago até o mais terrível desespero diante da iminência de uma queda. Os passageiros não passam ilesos por uma turbulência em voo mas, por culpa do aquecimento global, devem começar a se acostumar com a frequência cada vez maior com que elas vêm acontecendo, como a que deixou 20 feridos no dia 25 de maio de 2009 em …
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Emoção e homenagens no enterro do piloto cearense
    Tiros de festim, Hino Nacional Brasileiro ao som de uma sanfona e um voo do cantor e compositor Waldonys, emocionaram parentes e amigos durante o enterroKarla CamilaO corpo do Capitão Anderson Amaro Fernandes morto em um acidente aéreo, nesta sexta-feira em Lages, Santa Catarina, foi velado inicialmente em Pirassununga, no interior de São Paulo, onde o piloto morava com a mulher e a filha. A urna com os restos mortais do Capitão chegou na tarde de hoje, na Base Aérea deFortaleza, às…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Último ano de piruetas no ar
    Piloto da Esquadrilha da Fumaça que morreu em Lages viraria instrutorO capitão Anderson Amaro Fernandes, 33 anos, tinha uma carreira de sucesso. Estava na elite da profissão escolhida, piloto de acrobacias. Casado havia cinco anos e pai de uma menina de quatro anos, vivia a última temporada na Esquadrilha da Fumaça. Planejava deixar o grupo e se dedicar apenas à instrução de voo. Tudo acabou em uma imensa bola de fogo, na tarde de sexta-feira, em Lages, quando Anderson executava uma…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Apresentações da Esquadrilha da fumaça para o fim de semana são canceladas
    Corpo do piloto Anderson Amaro Fernandes foi levado de Lages para Pirassununga à 1h30min Após a morte do piloto Anderson Amaro Fernandes na tarde desta sexta-feira, em Lages, na Serra catarinense, a Aeronáutica decidiu suspender as apresentações da Esquadrilha da Fumaça previstas para o fim de semana. Segundo o Centro de Comunicação Social da instituição, estavam previstas atividades em São José dos Pinhais e Londrina, no Paraná. O grupo deverá se reunir nos próximos dias para definir a…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Aviões da Esquadrilha da Fumaça deixam Santa Catarina após morte de piloto
    Aeronave de Anderson Amaro Fernandes caiu durante apresentação em Lages, na sextaA Esquadrilha da Fumaça deixou Lages, na Serra Catarinense, no início da manhã deste sábado. Seis aviões que formam a equipe de apresentações decolaram do Aeroporto Federal na cidade às 7h25min com destino à Pirassununga (SP), onde ocorre o velório do piloto morto num acidente durante uma demonstração em Santa Catarina. O avião pilotado por Anderson Amaro Fernandes caiu durante uma manobra na sexta-feira à…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Bolívia pedirá US$ 100 mi a Rússia para comprar equipamento militar
    La Paz, 2 abr (EFE).- A Bolívia quer conseguir junto à Rússia um crédito superior a US$ 100 milhões para a compra de equipamento militar de logística, com o objetivo de também adquirir helicópteros para tarefas de defesa civil. O vice-presidente boliviano, Álvaro García Linera, disse à imprensa que o presidente do país, Evo Morales, retomará o assunto na reunião que terá hoje com o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, em Caracas. Linera lembrou que a Bolívia tenta obter desde 2009 um…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • EUA reforçam medidas de segurança antiterror em voos
    Novo procedimento será ainda mais rígido do que o adotado após frustrada tentativa de atentado do Dia de NataGustavo ChacraOs EUA implementaram novas medidas para reforçar a segurança dos voos, alterando as ações emergenciais que foram tomadas depois da fracassada tentativa de atentado em Detroit no Natal. As ações de combate ao terrorismo a partir de agora terão como base o cruzamento de informações de inteligência fragmentadas “em tempo real”, aplicada a todos os passageiros que viajem…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Putin e Chávez discutem cooperação espacial
    Segundo líder venezuelano, Rússia ajudará seu país a lançar satélites; EUA ironizam e recomendam concentração em “assuntos mais terrestres”O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, chegou ontem a Caracas prometendo avaliar a possibilidade de ajudar o presidente venezuelano, Hugo Chávez, a desenvolver a sua própria indústria espacial – que incluiria um sistema de lançamento de satélites. O anúncio da oferta foi feito por Chávez, horas antes da chegada de Putin. Essa é a primeira viagem…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Avião da Esquadrilha da Fumaça cai em SC e piloto morre
    Esquadrilha fazia apresentação no aeroporto de Lages quando aeronave caiu em campo abertoJulio Castro, de O Estado de S. PauloLAGES- Um avião – modelo Tucano – da Esquadrilha da Fumaça caiu próximo da pista do aeroporto Federal do Guarujá, em Lages, cidade da região serrana de Santa Catarina e distante cerca de 220 quilômetros de Florianópolis. O acidente aconteceu por volta das 17h30 da tarde desta sexta-feira, dia 02, enquanto a equipe se apresentava com acrobacias. A queda resultou na…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Avião da Esquadrilha da Fumaça cai durante show e piloto morre
    FLORIANÓPOLIS – Um avião da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu no final da tarde de sexta-feira em Lages, Santa Catarina. O piloto, capitão Anderson Amaro Fernandes, 33 anos, morreu na hora. Este foi o primeiro acidente da história da Esquadrilha da Fumaça, considerada a melhor do mundo. Ninguém do público foi ferido. O avião se apresentava por volta das 17h com outras seis aeronaves para a população da cidade. A aeronave, modelo Tucano T-27, chocou-se com a…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Piloto da Esquadrilha da fumaça morre em show
    Aeronáutica investiga causas do acidenteUma aeronave T-27 Tucano da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu ontem com uma pessoa a bordo em Lages, Santa Catarina, durante apresentação para comemorar os 49 anos do Aeroclube da cidade. O piloto, o capitão Anderson Amaro Fernandes, morreu na hora. Nascido em Fortaleza (CE), Fernandes, que completaria 34 anos no próximo dia 20, ingressou na FAB em 1996. Atualmente, era o chefe da Subseção de Patrimônio e já tinha ocupado…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Aviação complicada
    O principal aeroporto do Brasil está deficiente. São Paulo tem população crescente e Viracopos não atende bem nem sequer aos habitantes. Próximos eventos, como Olimpíadas e Campeonato Mundial de Futebol, vão multiplicar as visitas. Mau humor. Preferência para os visitantes é desobediência à lei. Por sinal, o aviso da Alfândega é que carteiraço dá prisão. Há que registrar o desconforto tanto para passageiros quanto para pessoal de operação. Por mais que funcionários se desdobrem, o…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Base Aérea de Belém promove treinamento para tripulações
    Militares da Base Aérea de Belém e dos esquadrões sediados na organização (3º/7º GAV, 1º/8º GAv e 1º ETA) realizaram treinamento de Gerenciamento de Recursos de Tripulação, nos dias 29, 30 e 31 março no Cine Catalina. Foram abordados temas como Comunicação, relacionamento interpessoal, consciência situacional, processo decisório, gerenciamento do erro, todas essas etapas essenciais para um bom gerenciamento na cabine de uma aeronave. Na ocasião, 87 militares concluíram o curso.O…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • PARA-SAR ministra salto de emergência
    O PARA-SAR ministrou, no período de 14 a 27 de março de 2010, a Instrução de Salto de Emergência para os cadetes da Academia da Força Aérea e oficiais da Marinha do Brasil. Concluíram a referida instrução, com aproveitamento, 230 cadetes do 1º Esquadrão, 13 cadetes do 2º Esquadrão, 30 cadetes da Infantaria do 3º e 4º Esquadrões e 25 oficiais aviadores da Marinha do Brasil.O objetivo desta instrução é habilitar os militares a abandonar a aeronave em vôo por meio de paraquedas. Os…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Cadetes da AFA concluem com sucesso o salto de emergência
    No período de 14 a 27 de março, 217 Cadetes do 1º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER) – Turma Arcturus – receberam a instrução de Salto de Emergência, ministrada pelo Esquadrão Aero-Terrestre de Salvamento (PARA-SAR), na Academia da Força Aérea (AFA).O exercício faz parte do currículo dos cursos de formação e tem por objetivo instruir o futuro Oficial, quando pilotando, tripulando ou sendo transportado por uma aeronave militar, a abandoná-la em voo, em situação de…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • A dura vida de ‘pequedê’
    Penetramos na disputada Brigada de Infantaria Paraquedista, que terá a sede mudada do Rio para o centro do paísRIO – O vexame é grande, mas já foi pior. O museu da unidade guarda a forca onde os voluntários eram obrigados a botar a cabeça e anunciar a desistência. Agora, tempos mais amenos, basta subir ao pedestal, expor o rosto na pequena abertura que dá para o campo de instrução e tocar um sino. Menos um. Não há quem desça de lá de cabeça erguida. Ainda assim, todos querem correr o…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Aeroportos têm de raposa na pista a briga de casal
    BRASÍLIA – Os aeroportos têm uma rotina que não aparece em estatísticas ou em balanços de número de voos. Um relatório diário e detalhado de “ocorrências relevantes”, elaborado pelo Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional da Infraero, revela um cotidiano desconhecido pelos passageiros que passam todo dia pelos portões de embarque e desembarque. São brigas entre marido e mulher, uma delas no meio da pista e falta de funcionários nos aparelhos de raios X das salas de embarque. Além de…
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Ônibus espacial Discovery decola para a estação espacial
    Emitindo um raio de luz brilhante e um estrondoso ruído, o ônibus espacial foi lançado às 7h21 (horário de Brasília), fazendo tremer a região em volta do Centro Espacial Kennedy na Flórida …
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Nave russa com astronautas chega à Estação Espacial Internacional
    Uma equipe espacial russo-americana enviou saudações de Páscoa à Terra neste domingo, depois que sua nave Soyuz ligou-se, sem problemas, à Estação Espacial Internacional (ISS) …
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • Pela primeira vez, 4 mulheres no espaço ao mesmo tempo
    A população feminina no espaço está prestes a sofrer uma explosão. Uma mulher já está em órbita da Terra na Estação Espacial Internacional (ISS) e, segunda-feira, 5, pela manhã, a Nasa tentará lançar mais três astronautas do sexo feminino a bordo do ônibus espacial Discovery. Esta será o recorde de mulheres no espaço ao mesmo tempo. Os homens ainda superam as mulheres, numa proporção de 2 para 1, a bordo do ônibus espacial e da ISS …
    Apr-05 – 2010 | More ->
  • A legião estrangeira da Azul
    Quando decidiu criar uma companhia no Brasil, Neeleman não agiu sozinho. Em outubro de 2007, ele chamou três executivos americanos da JetBlue – a mais bem sucedida das empresas de aviação que concebeu – para ajudá-lo no projeto. Tratava-se de Gerald Lee, então vice-presidente de novos negócios e mercado de capitais, John Rodgerson, diretor financeiro, e Trey Urbhan, vice-presidente de planejamento e marketing. Depois do trio veio uma leva. Ao todo, foram 12 executivos …
    Apr-05 – 2010 | More ->


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s